Edição 2025
Guerra e Paz
A Reconquista Ibérica e a Formação de Portugal
Conferência
Resumo da Conferência
Até que ponto a formação do Portugal Medieval está relacionada com a Reconquista Ibérica e, mais especificamente, com a Reconquista portuguesa? Esta é a questão de partida para analisar o que foi o processo multissecular que a historiografia veio a designar por Reconquista.
Num contexto de crescimento demográfico e económico do Ocidente, entre os séculos XI e XIII, a Península Ibérica apresentava um quadro específico que se refletia na sua geografia política, com uma presença islâmica que remontava ao início do século VIII e com a formação de vários reinos cristãos. O processo de recuperação territorial levado a cabo por estes últimos não foi, pois, rápido nem linear, podendo ser referidos vários agentes e diversas modalidades desta guerra contra o inimigo externo dos “infiéis”.
Foi neste âmbito de defesa militar do Ocidente peninsular contra os muçulmanos que Afonso VI de Leão e Castela concedeu o Condado Portucalense a Henrique da Borgonha, em 1096. A autonomização do Condado deu lugar à constituição do reino de Portugal, enquanto entidade política independente, a partir de 1139-1140. Mas a formação, a construção e a consolidação do reino não cabem numa data de “nascimento” de Portugal, antes remetem para um processo mais complexo e alargado no tempo.
Orador
Bernardo Vasconcelos e Sousa - (FCSH/UNova)
7 de março de 2025
17h30
Auditório Acácio Barreiro do Centro Cultural Olga Cadaval
Outras Atividades
Conferência
Construção da Paz: A Ordem Internacional entre o Passado e o Futuro, uma Perspetiva Histórica
7 Março, 2025
10h00
Mesa Redonda
Portugal versus Instituições Internacionais na Construção da Paz no Século XX
7 Março, 2025
15h45